Mais uma vez estamos sendo invadidos por motivos de um novo vírus que atinge as pessoas, causando dúvidas, incertezas e até pânico.
Acompanhamos as notícias e os índices de quantas pessoas adoeceram, letalidade, transmissão, incubação e isolamento. Aguardamos medidas que possam conter a evolução e transmissão da doença, de novas pesquisas para vacinas e tratamentos.
Voltamos ao lugar comum das orientações gerais, tais como: lavar as mãos, evitar aglomeração e ficar atentos aos sintomas que se confundem com outras doenças virais.
Dentro de pouco tempo saberemos mais sobre este novo coronavírus como aconteceu em outras ocasiões históricas e talvez este temos atual seja ultrapassado, até um novo surto ou novo vírus, uma nova mutação.
O que realmente podemos fazer de efetivo, sem mágicas ou fórmulas mirabolantes é tratar da nossa própria saúde de forma integral.
Sabemos que as nossas defesas naturais podem ser estimuladas por uma boa nutrição, um bom cuidado da flora intestinal (microbiota) e estar em paz consigo mesmo, com medidas de alívio de stress e um viver bem.
Parece de certa forma superficial, mas sabemos que cuidar do corpo de forma integral sempre será uma forma de proteção para todas as surpresas e ondas do momento.
Colaboração:
Dr. Augusto Pisati – CRM 41.834
Especialista em:
Pediatria