A Bandagem Funcional, mais conhecida como “Kinesiology Tape” ou “Kinesio Taping”, é mais comumente vista em atletas e esportistas, porém é uma grande ferramenta para a Fisioterapia Ortopédica e Postural.
Kinesio Taping é uma fita elástica e seu poder terapêutico advém de sua colocação, que requer conhecimento anatômico.
A variação da tensão colocada promoverá o efeito desejado, que pode ser de relaxamento muscular para o alivio da dor, ativação muscular para ganho de amplitude de movimento e fortalecimento e diminuição de edema/hematoma no pós-operatório.
Para o trabalho postural, a bandagem serve de técnica auxiliar para estimular a correção de determinada estrutura, e por ser à prova d’água pode permanecer na pele por até uma semana, permitindo que o tratamento se perpetue e o efeito prossiga, auxiliando em situações nas quais o paciente não executa os exercícios fora da clínica, não cumprindo com os passos necessários.
Sendo assim, mesmo que o paciente não execute o exercício proposto, a Bandagem é o lembrete involuntário que continua trabalhando no sistema, dando continuidade ao trabalho do Fisioterapeuta.
Outro exemplo de indicação para a Bandagem Funcional ocorre em conjunto com a profissional de Posturologia (Dra. Isadora Lessa Moreno), quando o uso da palmilha se faz necessário e a Fisioterapia propõe exercícios posturais com a bandagem para acelerar o resultado desejado.
A Bandagem é medicação?
Muitas pessoas acreditam que a Bandagem seja uma medicação, igual a muitos emplastros do mercado. Mas não é e não contém nenhuma medicação. É apenas uma fita com uma camada adesiva colocada na pele e, dependendo da tensão aplicada pelo terapeuta, é gerado o estímulo desejado.
Não basta apenas comprar uma bandagem (que apresenta um manual de utilização) e aplicá-la em casa sozinho. É necessária a orientação de um profissional que entenda de Anatomia e do funcionamento dos músculos, ou o efeito pode ser até pior…
Existem casos nos quais os pacientes compram a Bandagem e aplicam sozinhos em casa e acabam ficando com mais dor por não fazerem do modo correto. Não é tão simples quanto parece, porém não tem medicação.
Confira matéria no GloboEsporte.com em 11/08/2012
Confira matéria no BOL em 17/08/2016
Na Clínica Pisati, os Fisioterapeutas conseguem extrair da técnica todo o potencial oferecido para a necessidade específica de cada caso, e o trabalho é integrado entre os profissionais para atender as necessidades de todos os pacientes.
Agende uma consulta na Clínica Pisati e conheça os benefícios desta técnica, indicada para diversos casos.